Estudo diário com tutor, das 9h às 11h (horário de Brasília)
De 9 a 13 e de 16 a 20 de Março de 2026 – Presencial e Online
O caminho começa com você lidando
com a pessoa mais próxima
que há no seu mundo…
Você mesmo!
Chögyam Trungpa Rinpoche
Na visão budista, a natureza do caminho espiritual se assemelha mais a uma expedição ou exploração do que a seguir uma estrada já construída. Quando ouvimos falar em seguir um caminho, podemos imaginar que existe um sistema pronto, no qual nossas expressões individuais não são necessárias. Podemos pensar que não é preciso se render, ceder ou se abrir.
Mas, quando realmente começamos a trilhar esse caminho, percebemos que é preciso limpar a selva: árvores, vegetação rasteira e obstáculos que crescem à nossa frente. O problema com a palavra “caminho” é que, automaticamente, pensamos em uma estrada já pronta, em uma rodovia aberta, na qual podemos seguir sem parar. Na verdade, o caminho não existe de fato a menos que estejamos disponíveis.
A partir de 9 de março, mergulharemos na visão budista para o caminho espiritual por meio do estudo Uma Jornada a Lugar Algum: A Verdade do Caminho, um trecho d’O Tesouro Profundo do Oceano do Darma — uma apresentação maravilhosa das palavras do próprio Buda por Chögyam Trungpa Rinpoche, naquele que é, talvez, seu maior legado em termos de ensinamentos budistas.
No primeiro volume, O Caminho da Liberação Individual, Trungpa Rinpoche oferece não apenas uma descrição detalhada dos ensinamentos fundamentais do budismo, como mostra que o budismo é um lugar privilegiado para contemplarmos nossa própria vida, com todo seu drama e com toda a sua beleza.
Não é necessário ter participado dos ciclos anteriores para acompanhar os encontros de março, pois as instruções serão oferecidas desde o início. Vamos começar do começo.
Facilitador: Henrique Lemes é antropólogo, aluno do Lama Padma Samten e tutor do Cebb. Reside no Cebb Caminho do Meio, onde conduz estudos e práticas budistas e acompanha praticantes que buscam conhecer e se aprofundar no budismo.